outubro 12, 2016

mcsorley's old ale house


[12] abr/mai 2015

O McSorley’s foi inaugurado em 1854 e é um dos bares mais antigos de Nova Iorque. Fica na rua 7 número 15, no bairro East Village em Manhattan. Tem um estilo muito característico e sua decoração permanece inalterada desde a inauguração. O pequeno bar está repleto de recordações e artefatos de quase dois séculos de vida: obras de arte envelhecidas, móveis da época, jornais antigos que cobrem as paredes, chão de serragem, bandeira dos Estados Unidas ainda com 48 estados, etc.

John McSorley, o fundador, morreu em 1910, aos 87 anos. O "velho John", como chamavam-no os antigos fregueses, era excêntrico. Decorou o bar ao estilo de um estabelecimento que conheceu em Omagh, sua cidade natal, no condado de Tyrone, na Irlanda. McSorley’s Old Ale House é o nome oficial, mas os fregueses só o chamam de McSorley’s.

Dos 20 aos 55 anos, o velho John bebeu todos os dias, mas em seus últimos 32 anos de vida não tomou uma gota. “Já tive minha cota”, explicava. Acreditava que ninguém precisava de bebida mais forte que uma caneca de cerveja aquecida no rebordo da estufa. Dizia que o lema de seu bar era “boa cerveja, cebola crua e mulher nenhuma”. Ele achava impossível que os homens pudessem beber em paz na presença de mulheres. Durante muitos anos havia um aviso pregado na porta: “ATENÇÃO. NÃO DISPOMOS DE RESERVADO PARA SENHORAS.”


No bar não toca música, de modo que a conversa é considerada importante. O local é sempre bem lotado e as mesas são comunitárias, onde se pode interagir com as pessoas. No cardápio há boas opções com preços bem acessíveis como sanduíches, prato de queijo e outras porções. Quando se pede um chopp, sempre vão trazer dois copos do escolhido. Lá servem apenas cerveja - dois tipos, claro e escuro. Todos feitos pela própria casa. Esta é uma tradição McSorley. Quando John confiou o bar a seu filho teve que demití-lo mais tarde porque estava servindo destiladas.

McSorley Old Ale House não é apenas um dos bares mais históricos nos Estados Unidos, é praticamente um museu. Sua história tem sido conservada até os dias atuais. Apesar de bem inusitado, é considerado um ótimo lugar, principalmente para pessoas que gostam de cerveja, não somente pela qualidade da mesma, mas também pela viagem no tempo que o ambiente proporciona com toda a história que carrega.